31 de outubro de 2017

[Resenha] Excursão Noturna / Soraya Abuchaim

conto-livro-terror-resenha-gatitaecia
É impossível pensar em terror sem lembrar a autora Soraya Abuchaim. Então, o Gatita e Cia. não poderia deixar de resenhar Excursão Noturna, um de seus contos, para o Anne Rice Project em pleno especial de Halloween. 

Excursão Noturna / Soraya Abuchaim


conto-livro-terror-resenha-gatitaecia

Segundo o dicionário de significados, “Medo é um estado emocional que surge em resposta a consciência perante uma situação de eventual perigo”. Desde o pânico, que grosso modo, pode ser descrito como um medo patológico e desproporcional, passando pelas fobias, até mesmo as surpreendentes descobertas da neurociência sobre certos medos, como de aranhas e cobras, serem evolutivos e não aprendidos, várias áreas do conhecimento se ocupam para desvendar os mecanismos que fazem o ser humano sentir medo.

Entretanto, por que somos fascinados por filmes, livros e entretenimento que nos causam terror ou repulsa? A hipótese levantada pelos pesquisadores é que experimentar circunstâncias que provocam um medo em ambiente controlado, nos faz elaborar e reagir apropriadamente em situações reais de perigo (obrigada The Walking Dead por suas 8 temporadas me preparando para um ataque zumbi...rsrs).
conto-livro-resenha-gatitaecia
Seja lá qual for o motivo, nós, amantes da literatura de terror, prontamente nos identificamos com Guilherme, o protagonista de Excursão Noturna. Aficionado por filmes de terror, Guilherme se desdobra para conseguir um ingresso para o exclusivo Castelo temático que será inaugurado por um grupo estrangeiro em São Paulo.

A autora utiliza uma das maiores cidades do mundo como pano de fundo para o seu conto narrado em terceira pessoa. São Paulo pode ser enigmática até mesmo para seus moradores, com seus arranha-céus cinzentos contrastando com as construções históricas muitas vezes abandonadas. Não é a toa que Guilherme se sente o ganhador do bilhete dourado da Fantástica Fábrica de Chocolate quando consegue uma das limitadas vagas na estreia quase secreta da atração. Quem não gostaria de testemunhar a revitalização de uma dessas mansões e ainda levar alguns sustos?
Além disso, quem não sente aquele friozinho no estômago ao conhecer pessoalmente os amigos virtuais, mesmo tendo interesses em comum? A temática atual do enredo é mais uma das proezas alcançada pela escrita de Soraya Abuchaim, fazendo com que Excursão Noturna agrade todos os tipos de leitores e, simultaneamente, seja um conto obrigatório para os amantes do terror. Afinal o Castelo do Horror paulista é digno de se tornar tema de uma temporada de American Horror Story (FX, 2011-2017). Sem sombra de dúvidas, eu assistiria... debaixo das cobertas e arriscando ter um pesadelo. Por que mesmo adoramos sentir medo?


Encontre Excursão Noturna:

Conheça mais no Perfil da Autora Soraya Abuchaim e nos 5 Filmes da Netflix Indicadospor Soraya Abuchaim. Também confira as resenhas de seus livros e contos:

Agora, quero saber de vocês: curtem um filme de terror assim como o Guilherme de Excursão Noturna? Conte nos comentários.


Curta nossa página XD
Siga nosso Instagram XD
Estamos no Google+

18 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Gente do céu, só de ler a resenha já fiquei com medinho, hahaha. Não conhecia este livro, mas certamente fiquei bem curiosa para ler. Adorei a trama e todos estes enigmas. Ótima resenha!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Uhuuuu já indo na Amazon, amantes de terror (sem ofender a autora) acaba lendo qualquer coisa pra sentir um friozinho na espinha hahhaha
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, e genteee concordo completamente com essa pesquisa que você destaca no inicio da resenha hahahhaha, seres humanos são loucos não é hahahaha
    Não sou muito desse gênero, mas acho que posso dar conta de 28 paginas... ótima resenha

    ResponderExcluir
  4. Oi Tati,
    Primeiro parabéns pela pesquisa e somos duas prontas para o ataque Zumbi (também sou fã TWD), segundo achei interessante a temática do conto e ainda por se passar em São Paulo, eu não conheço a cidade mas acho que teria uma boa ideia lendo o conto. Achei interessante. Do mais gosto sim de filmes de terror, mas os que mais me fascinam são os que mexem com a mente das pessoas acho que isso é mais perigoso do que sangue escorrendo e tripas voando.rs
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o conto, e por passar em São Paulo, me chamou ainda mais atenção. Vou anotar a dica.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o conto, e não nego que sou muito nova nesse mundo da literatura de terror, porém estou querendo começar minhas leituras o quanto antes, porque esse é um gênero em que se tratando de livros li e conheço muito pouco.

    Abraços!
    Cantinho da Lua

    ResponderExcluir
  7. Olá , adorei a resenha e a dica está mais que anotada.
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Olá, sua resenha já me fez ficar interessada em ler esse conto e saber mais sobre se a experiência do protagonista vai ser tão boa quanto ele espera. Preciso ler algo da autora logo.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro, mas também não é um género que goste muito de ler! :)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Gostei dessa ideia de uma mansão história revitalizada como cenário de um conto de terror.
    Anotei a dica aqui.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu não conhecia o livro, mas não consegui me interessar pela leitura. Eu achei o tema do livro interessante, mas no geral eu não me senti atraída pela leitura.

    ResponderExcluir
  12. Oiii Tati tudo bem?
    Que demais essa obra, eu não conhecia e fiquei bem interessada, gosto de tudo que envolva conto de terror e afins, ainda mais sobre uma mansão, dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Que interessante. Não conhecia o livro e fiquei, realmente, tentada a conferir essa narrativa cheia de mistério e terror. Por coincidência o último livro que li de terror também é ambientado em São Paulo.
    Ah, eu adoro filmes de terror.

    ResponderExcluir
  14. adoro contos nessa vibe e nao conhecia essa autora nem sua obra... preciso mudar isso rsrs

    espero ter a chance de ler algo dela logo logo... msmo não curtindo ebooks, esse conto é tão curtinho que dá pra encarar no celular...
    bjs...

    ResponderExcluir
  15. Não sou fascinada por absolutamente nada que me cause terror ou repulsa. Muito pelo contrário, evito ao máximo, então realmente não leria o conto. Não me identificaria nem um pouco com o Guilherme.

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    O cenário é bem legal, mas não senti vontade de ler o conto apesar de ter uma premissa bacana.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Dessa vez eu vou passar a dica, pois não sou fã do gênero, muito pelo contrário morro de medo e fujo sem vergonha nenhuma, mas quando eu encontrar um amigo que curte eu vou indicar sua resenha com certeza.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu não conhecia ainda esse conto, mas só por ter São Paulo como plano de fundo me chamou muito a atenção, já que eu sou apaixonada pela cidade. Com certeza vou procurar para ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...