14 de agosto de 2017

[Resenha] Bibliopegia Antropodérmica / Soraya Abuchaim

soraya-abuchaim-banner-gatitaecia
O Gatita & Cia. teve a oportunidade de dar uma espiada na antologia de terror Insanidade, organizada pela autora Soraya Abuchaim e lançada em breve pela editora Skull. Venha conferir as Primeiras Impressões.

Bibliopegia Antropodérmica / Soraya Abuchaim


soraya abuchaim insanidade gatitaecia

O conto “Bibliopegia Antropodérmica”, escrito pela própria Soraya Abuchaim, autora dos livros A Vila dos Pecados e Até te Possuir, já tem início com um título inusitado e instigante que fará todo o sentido ao final da leitura das sete páginas desse enredo aterrorizante. Obviamente não explicarei o significado nessa resenha para não estragar a conclusão do conto, apesar de que, nesse caso, uma consulta ao dicionário também pode ser um baita spoiler, então, segure a curiosidade e evite recorrer ao Aurélio, nosso amigo de todas as horas.
Assim como todos os contos dessa antologia, “Bibliopegia Antropodérmica” gira em torno de Santa Dimpna, um sanatório perdido nos cafundós do Acre em plenos anos 50. A autora cria tanto o clima sem lei de uma cidadezinha interiorana, com seu xerife corrupto, quanto a atmosfera lúgubre de uma instituição mental.
Controle sua fobia de palhaços, tão em voga no momento na literatura e cinema, ou você pode acabar nos recônditos desse hospital. Garanto que pode ser bem mais aterrorizante e, certamente, não o deixarão dormir a noite sem ter pesadelos com o Dr. Lamarca, o médico responsável pelo sanatório. 
Se valendo do personagem do Dr. Lamarca, a autora reflete sobre o poder e suas deturpações. A filosofia e a própria psicologia moderna se ocupam de questões referentes a esse respeito: Até onde vai a ciência e onde ultrapassa a barreira da moral? Será que qualquer um, numa posição de poder, criaria suas próprias regras morais como o verídico nazista Dr. Mengele?
soraya abuchaim insanidade gatitaeciaLembrei-me vivamente de uma experiência real em que alunos de uma universidade foram divididos entre prisioneiros e carcereiros. O estudo teve que ser abortado antes do tempo devido ao comportamento sádico dos estudantes que ficaram nos cargos de poder. Isso me faz refletir se não teríamos alguns Doutores Lamarca incógnitos por aí.
Novamente, a escrita de Soraya Abuchaim faz o leitor se deparar com as piores criaturas que habitam esse mundo: o próprio homem. Por essa Primeiras Impressões de “Insanidade” já estou ansiosa pelo lançamento da antologia completa que, além de contos de vários autores, contará com o prefácio de Cesar Bravo, autor de Ultra Carnem pela editora Darkside Books.
Agora, quero saber de vocês: Se o sanatório de Santa Dimpna estivesse em funcionamento, será que “O Menino do Acre” fingiria ser mentalmente perturbado para promover seu livro? Acredito que pensaria duas vezes depois de ler “Bibliopegia Antropodérmica”.


Saiba como adquirir as obras de Soraya Abuchaim em: https://www.sorayaabuchaimescritora.com.br/


Curta nossa página XD
Siga nosso Instagram XD
Estamos no Google+

13 comentários:

  1. Oi, Tati.
    Estou aqui me segurando para não correr para o dicionário e ver o que significa rs.
    Gostei bastante da premícia , do livro.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tive vontade, Camila...kkkkk
      Obrigada pela companhia.

      Excluir
  2. Poxa achei muito interessante essa premissa do livro. Fiquei interessada em ler a história. Até porque compartilho a opinião da autora. O homem é a única espécie que acaba com sua própria espécie e seu habitat.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que vai amar essa escritora, Helô. Recomendo.
      Obrigada pela companhia.

      Excluir
  3. Estou tão acostumada com leitura e resenhas de livros fofinhos que é até impactante quando lemos algo diferente. Parece mesmo que leva a pessoa à pensar. Sua obeservação no final sobre o Menino do Acre fechou com chave de ouro.
    Beijinhos ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro leituras não tão fofinhas...hehe... Não resisti e fui obrigada a incluir o Menino do Acre...rs.
      Obrigada pela companhia.
      Beijos!

      Excluir
  4. Tenho sério problemas com contos que afetam literalmente o psicológico dos leitores. Isso me deixa um tanto quanto perturbada, sabe? Mas é bacana se aventurar em escrevê-los rs. 7 páginas é pouco, mas se ficar bem escrito vale a pena ler e conhecer melhor o tema ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas um dos contos tem 7 páginas, como se fosse um capítulo dentro do livro Insanidade. Realmente, esse gênero literário provoca a reflexão e por isso adoro.
      Obrigada pela companhia.

      Excluir
  5. Esse item de de poder a uma pessoa e veja como ela realmente é,é incrível, as pessoas se submetem a muitas coisas, eu gostaria de ter participado de um experimento como o seu na faculdade, parece que assim nos auto conhecemos melhor!

    ResponderExcluir
  6. Sabe ou tem ideia de quando será lançado? O livro realmente parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Que enredo mais diferente de tudo aquilo que já li. Conforme fui lendo seu post fui ficando ainda mais curiosa tanto pela escrita da autora quanto pelo desenrolar dessa história. Ainda não conhecia a autora e gostei muito da indicação. Imagino o quanto você quer ler também. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Achei interessante a temática do livro, da para ver tem coisas que fazem a gente refletir, mas eu não curto esse tipo de leitura então não leria.
    Skyscrapers

    ResponderExcluir
  9. Acho que como todas as pessoas que leram a resenha, eu estou aqui morta de curiosidade para dar um Google rsrs Adorei o título do livro, fiquei repetindo ele (em voz alta) várias vezes rsrs Alias apesar de eu não gostar desse tipo de leitura estou toda morta aqui para saber a história rs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...