26 de abril de 2018

[Resenha] Verão em Aruba / Thais Caldeira

A autora Thais Caldeira está concorrendo ao prêmio Strix com o conto “Verão em Aruba”, publicado na antologia Sem mais, o amor”. O Gatita & Cia. traz a resenha para vocês.


Verão em Aruba / Thais Caldeira


A antologia “Sem mais, o amor” (2017), publicada pela Editora Andross reúne contos de amor em forma de cartas, e-mails, páginas de diário e outras formas de registro escrito. Não fazia ideia de como o tema seria abordado pela autora Thais Caldeira em “Verão em Aruba”, um dos contos desse livro. Tendo por base o título, logo imaginei cartas chegando por meio de garrafas em uma praia paradisíaca. Entretanto, a autora surpreende ao leva a trama para o extremo oposto e utiliza o que existe de mais moderno na comunicação escrita para narrar em primeira pessoa à história de Alice.

A protagonista está determinada a aproveitar o recesso escolar, mesmo que seus amigos tenham desistido da viagem planejada. Quem desperdiçaria uma oportunidade de ir para Aruba, um dos belíssimos destinos da América Central? Eu desfrutaria dessas férias e é exatamente isso que Alice faz. Contudo, a garota não esperava ter seu celular trocado e o destino resolver agir como Tinder (ou até mais eficiente...rs).

Os smarhphones podem ser tão reveladores quanto os diários, mas é o suficiente para conhecer e confiar em uma pessoa? A autora trata esse dilema com uma escrita leve, dinâmica e, por várias vezes, divertida, o que combina perfeitamente com o clima do enredo. Para qualquer pessoa que já arriscou abrir o coração, é fácil se identificar com Alice e entender porque o conto é um dos finalistas ao STRIX, prêmio oferecido para o texto mais relevante de cada uma de coletâneas literárias da Andross Editora.
Quem já teve umas férias inesquecíveis, digna de ser retratada em um conto? Conte nos comentários como foi sua experiência.







9 comentários:

  1. Oiee.
    As minhas férias incriveis foram quase contavéis em um conto. A minha vozinha fez 80 anos e reunimos a parentada. Teve briga, teve amor e teve amizade.
    Eu gostei bastante da proposta da escritora Tati. Não a conhecia, ou não me lembro de tê-la visto, mas pareceu bem divertida sua história. Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. Oiee, eu achei bem legal a proposta da editora para essa antologia na epoca, confesso que preciso ler mais contos e preciso desse livro, você sabe dizer se já saiu o físico?
    Esse conto parece ótimo, bjus e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Minhas férias inesquecíveis provavelmente dariam um belo conto de comédia, rs, porque eu só passava vergonha, rs. Amei a proposta da antologia e principalmente desse conto, parece ser muito bom e espero que ganhe o prêmio :).
    Bjo
    ~ Danii

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom? Eu gostei muito da proposta do conto, apesar de não conhecer a autora fico feliz dela estar concorrendo a esse prêmio, espero que ela ganhe. Não estou acostumada a ler antologias, mas vou procurar por esse.

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem ?

    Gostei bastante da resenha, ebooks estão ganhando mais espaço e acho isso super valido, assim como os contos e a literatura nacional. Com toda certeza uma ótima dica de leitura, amei conhecer mais sobre o livro nesta resenha...ajuda bastante na hora da compra.

    ResponderExcluir
  6. Oii tudo bem?? Achei a proposta da leitura bem interessante, leve, descontraída, bem adolescente ideal para ler e curar ressacas literárias.
    Adoro leituras assim!! sem falar a capa que achei realmente maravilhosa!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  7. Olá! Já quero! Adorei a premissa desse conto, parece ser o tipo de história levinha, curtinha e divertida, digna de uma história de verão. Falando nisso, já tive ótimas férias, mas nunca cheguei a pensar se elas dariam um conto, então a reflexão foi válida. Como algumas meninas já disseram, com certeza seria uma história de comédia, beirando o drama por causa dos desastres hahaha. Adorei demais a recomendação, parabéns pela resenha <3

    http://abducaoliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nunca tive férias dignas de um livro, mas já li livros assim e são muito envolventes mesmo hehehe
    Tomara que ela ganhe esse prêmio pq parece mesmo uma obra ótima! Lerei assim que puder :)

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu amei a ideia do conto, apesar de ter algumas férias memoráveis conta-las pra todos é um passo bem grande. Acho que ainda prefiro ler sobre as dos outros e brincar com os que estiveram nas minhas férias sobre ela, por hora na torcida pra que ela ganhe o prêmio. Beijos ~Elis Blog Pretenses

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...