28 de janeiro de 2018

[Entrevista] Autora Teresa Helsen

projeto-eco-literário-banner
Olá, leitores!

É com imenso prazer que inauguro a parceria com o “Projeto Eco Literário”, que visa a divulgação da literatura nacional. Hoje conheceremos a autora Teresa Helsen, que nos concedeu uma entrevista.

entrevista-gatitaecia-livrosAutora Teresa Helsen



Teresa Helsen é grande fã de quadrinhos, animações, filmes e livros, sejam essas produções ocidentais ou orientais. Existe um gosto especial por tudo que remeta ao pulp. Dessa forma, suas ideias sempre têm um pezinho no thriller, pop e um humor sarcástico. (Fonte: Skoob)


Livros da autora:


teresa-helsen-gatitaecia
Scrupulo - Vale Quanto Pesa
Sinopse: Claudia Cazarotto é uma contadora brasileira que decide esquecer o turbulento passado em São Paulo e busca em Nova Iorque uma nova chance de recomeçar sua vida. Depois de dois anos sem um bom emprego, ela é finalmente contratada pela empresa de tecnologia e segurança, Blue Velvet.
Mas entrar nessa empresa e lidar com um dos sócios, Seth Cunnings, investigado por suspeita de envolvimento com a máfia ítalo-americana, será um problema moral e sentimental. Justamente quando ela começa a se relacionar com o detetive Aidan Maguire e esquecer suas pendências passadas com o governo brasileiro.
 Será que Claudia realmente se manterá de fora do perigoso jogo político e empresarial, tão comumente associado ao crime organizado?

teresa-helsen-gatitaecia
Scrupulo - Dois pesos, duas medidas
Sinopse: Claudia Cazarotto é uma contadora que decide esquecer o turbulento passado em São Paulo e busca em Nova Iorque uma chance de recomeçar sua vida. Depois de dois anos sem um bom emprego, ela é finalmente contratada pela empresa de tecnologia e segurança Blue Velvet. Mas entrar nessa empresa e lidar com um dos sócios, Seth Cunnings, investigado por suspeita de envolvimento com a máfia ítalo-americana, será um problema moral e sentimental.
A recém contratada é convidada pelo diretor para acompanhá-lo em uma reunião de negócios, onde somente ela percebe que seu chefe pode estar correndo perigo, trama abodada em “I put a spell on you”; já em “Ataque fegatello”, diretor e contadora viajam ao Brasil a negócios. Nessa história temos uma narrativa diferente sob a óptica de Seth Cunnings, acerca das ações de sua contadora que esconde uma motivação vingativa em relação ao seu envolvimento com o governo brasileiro no passado.



Entrevista com a autora:


Gatita&Cia: Bem-vindo (a) ao blog Gatita & Cia! Obrigada por responder essa entrevista. Você pode apresentar-se para os leitores do blog e contar um pouco sobre suas obras?
Teresa:Grande fã de quadrinhos, animações, filmes e livros, sejam essas produções ocidentais ou orientais. Existe um gosto especial por tudo que remeta ao pulp. Dessa forma, minhas ideias sempre tem um pezinho no thriller, pop e um humor irônico.

Gatita&Cia: Quais foram suas inspirações para iniciar a carreira de escritor e para criar seus enredos?
Teresa: Na adolescência morei em alguns lugares diferentes e fiz boas amizades que me permitiram o contato com RPG, quadrinhos e animes. Sempre tive boa relação com livros, mas não imaginava que as histórias que criava um dia pediriam para serem escritas. Sendo assim, estou passando de roteiros destinados a quadrinhos e games para a narrativa em prosa, que eu considero um grande desafio e acredito que ainda preciso aprender muito.

Gatita&Cia: Qual é o personagem dos seus livros que mais te fascina? Conte um pouco sobre ele.
Teresa: Cada um tem o seu ponto interessante. Mas falando desse trabalho atual, creio que seja a personagem principal, mesmo, por sua adaptabilidade e sensibilidade.

Gatita&Cia: Sempre ressalto a literatura como fonte de entretenimento e prazer, e não apenas a óbvia importância na educação e formação do conhecimento. Qual livro ou autor (a) te fez apaixonar-se pela leitura? Quais fontes de lazer você também aprecia, além da literatura?
Teresa: É uma discussão e tanto. O entretenimento é necessário e ele utiliza dos mesmos suportes da arte; desenho, textos, cinema, enfim. Mas também é muito importante aprender a apreciar a arte, o conceito e a complexidade que ela traz, pois diferente do que entretém, ela tem uma carga ligada à compreensão de si mesmo, ela é o que causa o encontro consigo mesmo, não a distração do que (ou quem) se é. Entreter é distrair, e isso é bom, mas nem sempre, né?
Com relação aos livros, acho que o que mais me marcou foi o livro do Julio Verne, A ilha misteriosa, pois foi o primeiro livro (sabe? Sem ser livro infantil com desenhos e tal) que li, com uns oito anos, por ai. Mas além da leitura, gosto muito de quadrinhos, cinema e arte contemporânea.

Gatita&Cia: A maneira tradicional com que é ensinado literatura nas escolas, ao invés de formar novos leitores, acaba, muitas vezes, afastando os alunos dos livros. Você acredita que novas mídias, entre elas blogs e canais literários, podem reverter esse quadro e aproximar os autores dos leitores?
Teresa: É verdade. É um grande erro achar que não se pode passar Machado de Assis pra uma criança pois ela não irá gostar por ser “difícil”, porém, a forma com a qual se trabalha o texto é o grande ponto. Assim como a arte. Já passei obras complexas para alunos jovens e eles foram perfeitamente capazes de entender e apreciar, o lance é que a escola não dá liberdade para se trabalhar a coisa em si. No final das contas, a gente tem aula de história da literatura, história da arte e por ai vai. A gente não trabalha realmente literatura ou arte na escola, infelizmente. Então, sim, o trabalho paralelo à educação é sempre bem vindo na formação de novos leitores, em especial os jovens já tão ligados no mundo virtual. Já aproximar autores e leitores, as plataformas de autopublicação estão aí, pra mostrar que isso super dá certo. Na verdade, na época que eu escrevia quadrinhos, publicava em portais gringos, onde autores de quadrinho indie publicavam, e naquela época, tipo 2003, mais ou menos, super já dava certo, então foi legal terem sacado isso com relação ao texto em prosa.

Gatita&Cia: Está diminuindo o preconceito contra a literatura brasileira, mas, infelizmente, uma parcela dos leitores ainda tem resistência em ler autores nacionais. Como o autor pode driblar esse problema?
Teresa: Olha, aí eu já não sei se é trabalho do autor em si, hein? Talvez tomar a medida ele mesmo, enquanto leitor, de consumir mais autores nacionais e divulgar mais o que está lendo e recomendar. Tipo, não adianta o autor considerar outro autor como um “concorrente” sabe? Nesse caso, se ele quer melhorar o mercado, ele precisa ser consumidor desse mercado, eu acho, e como ninguém vai escrever todos os livros que podem ser escritos sozinhos, não faz sentido minar o trabalho do outro rsrs, então, nesse caso, o lance é se unir e dar up nos trabalhos que gosta.

Gatita&Cia: Muito obrigada pela entrevista. Desejamos sucesso. Gostaria de dizer algo para os leitores e deixar suas redes sociais e contatos para comprarem seus livros?
Teresa: Puxa, eu sou péssima pra deixar aqueles recados motivacionais ou algo do tipo He-Man hehehe, mas eu gostaria de dizer que caso acompanhem alguma historia, deem suporte ao autor como puderem, seja votando, comentando ou se achar legal, recomendando (lembrando que escritor também é leitor) ;)

Pra quem quiser conhecer um pouco do que eu ando trabalhando, pode acessar meu perfil no Wattpad ( https://www.wattpad.com/user/TeresaTHelsen ) ou no Luvbook (https://www.luvbook.com.br/perfil/TeresaTHelsen/ ), e além disso eu tenho dois contos publicados na Amazon (https://www.amazon.com.br/s/ref=nb_sb_noss?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&url=search-alias%3Daps&field-keywords=teresa+helsen ) que são spin off do livro que estou postando ainda “Scrupulo – vale quanto pesa”







Curta nossa página XD
Siga nosso Instagram XD
Estamos no Google+

10 comentários:

  1. Oii Tati. Eu amo entrevistas entre autores e sinceramente nunca tinha me identificado com uma pessoa. Também amo quadrinhos, desenhos e histórias. Acho maravilhoso ver uma pessoa levando isso adiante e melhor: criando seu próprio mundo. Amei.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. Oieeee,
    Amei a ideia desse projeto, principalmente para mim que conheço poucos autores nacionais, vai ser interessante ler sobre suas obras e os que motiva, além de conhecer os trabalhos que realizam. Gostei muito da entrevista, a Teresa parece ser bastante simpática, irei conhecer mais sobre ela.

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Ótima entrevista, adoro posts assim para poder conhecer novos autores e autoras. Me identifiquei com ela kk também adoro histórias em quadrinhos e animes, só RPG que nunca joguei mas já ouvi falar kk amei o post.
    Bjos,Bya!💋

    ResponderExcluir
  4. ,Parabéns :D ADOREI a entrevista. não sei qual o preconceito com autores nacionais, existem vários autores que deixam os gringos no chinelo rsrsrsrs eu particularmente adoro aqueles que falam da infância deles no BR de antigamente. Eu tenho alma de velha só pode...

    ResponderExcluir
  5. Oi Tati,
    Que ótima entrevista. Adorei conhecer a autora e super me identifiquei com ela (tanto em questão de gostos como opinião). Também acho que nós leitores temos que dar mais oportunidade, ler e conhecer o o trabalho de nossos escritores. Estou muito feliz por estar com um leque maior de leituras nacionais (tanto livros lidos como de livros que pretendo ler) e conheci muitos autores no último ano que admiro e torço pelo sucesso. Vou anotar o livro dela para ler futuramente. Fiquei muito interessada.

    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi! Amei a entrevista. Sempre é bom conhecer um pouco dos autores que estão por trás de algo que amamos. Concordo com muitas coisas que a Teresa disse, só não vou dizer que compartilhamos os mesmos gostos porque não leio HQ, não assisto animes e nunca joguei RPG (faço nada nessa vida, rs). Mas concordo com ela que os autores deveriam se ajudar, porque muitas vezes os leitores dão uma chance para um livro de um autor desconhecido quando um autor que elas gostam indicam o livro. Dos livros que li no Wattpad mesmo, boa parte eu conheci a partir de indicações de autoras de livros que eu havia lido e gostado. Antigamente eu tinha certo receio de livros nacionais, nas minhas primeiras experiências acabei lendo livros não muito bons e por isso os evitei um pouco depois, mas ultimamente estou lendo muitos livros nacionais e tenho me surpreendido bastante.
    Parabéns pela entrevista!
    Bjo
    ~ Danii

    ResponderExcluir
  7. Olá.

    Adoro essas entrevistas que nos permite conectar com o autor, ao meu ver isso muda a experiência da leitura de suas obras.
    Desejo muito sucesso para ela!

    xoxo

    ResponderExcluir
  8. Olá! Eu adoro entrevistas assim! Além de apresentar um autor que a gente pode não conhecer ainda (como nesse caso), acabamos nos aproximando um pouquinho dele também, conhecendo suas influências e motivações - fora o fato de contribuir com a literatura nacional. Ainda não conhecia a Teresa e nem os seus trabalhos, e confesso que além de me interessar por suas histórias, gostei de conhecê-la um pouquinho. Parabéns pelo projeto, adorei! Beijos.

    https://abducaoliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Alô!
    oooowwnnn gente que lindo! adorei responder a entrevista e agradeço muito pelo espaço! e gente, me adiciona na vida aí, no luv, no watt, no face, vamos trocar ideias! vocês são super simpáticas!

    kissu!

    ResponderExcluir
  10. Já li um conto da Helsen e gostei muito. O texto é bem escrito e os personagens carismáticos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...