30 de maio de 2017

[Resenha] Imersão / Nina Spim

livro-resenha-gatitaecia
Hoje trago a resenha de “Imersão”, o terceiro conto da parceria do Gatita & Cia. com a autora Nina Spim. Você também pode conferir as resenhas dos contos anteriores, “Caleidoscópio” e “Sutilmente”, além do perfil da autora Nina Spim.

Imersão / Nina Spim


livro-resenha-gatitaecia
Analisando os três contos de Nina Spim em conjunto, observo que possuem uma característica em comum. Todos destacam um momento que parece corriqueiro na vida dos protagonistas, com acontecimentos sem grandes ações aparentes, mas que, internamente, são divisores de águas, até mesmo contendo grandes epifanias.

No conto “Imersão” a autora discorre sobre um tema que não está muito distante de qualquer pessoa: a depressão. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é uma doença mental caracterizada pela tristeza persistente, perda de interesse e falta de capacidade para atividades cotidianas e o trabalho, afetando cerca de 322 milhões de pessoas em todo o mundo. Por meio da visão de Caio, protagonista do conto, fica evidente que o sofrimento não é exclusivo de quem padece dessa enfermidade, atingindo também os familiares e as pessoas que acompanham diariamente a destruição que essa doença mental causa não somente no doente, mas em seu entorno.
livro-resenha-conto-gatitaecia
Caio, dividindo um momento íntimo com Lou, sua esposa, rememora em primeira pessoa os percalços que percorreu com a doença da mulher. Em apenas 4 páginas, somos dragados pela sombra da depressão que sempre rodeia, espreitando uma oportunidade de se mostrar em toda sua força devastadora – e a imprevisibilidade da vida inevitavelmente o permite – trazendo consigo as incertezas de como ser o esteio da pessoa amada.
Já se perguntou qual é o ponto de equilíbrio entre ser compreensivo e paciente e onde a necessidade de ser firme é o que prova seu amor e carinho? Certamente “Imersão” levanta essa questão de modo singelo, mas relevante e contundente na maneira que foi escrito.

Fonte:  http://g1.globo.com/bemestar/noticia/depressao-e-a-maior-causa-de-doencas-e-invalidez-no-mundo-alerta-oms.ghtml
http://www.ipan.med.br/blog-post/a-importancia-da-familia-para-pacientes-com-depressao/

Já conviveu com alguém que sofre de depressão? Conte nos comentários e aproveite para comprar “Imersão”, que concorreu ao Prêmio Kindle de Literatura em 2015.
Agradeço imensamente a autora Nina Spim pela parceria. Adorei a oportunidade de conhecer e aproximar o leitor de uma escritora tão talentosa. Espero poder divulgar suas futuras obras aqui no blog.

Curta nossa página XD
Siga nosso Instagram XD
Estamos no Google+

Um comentário:

  1. Nunca ouvi falar desse livro, mas a sua resenha me deixou curiosa para saber os detalhes da história. Não me recordo de ter convivido com alguém com depressão, e acho que é muito difícil tanto para pessoa que passa por essa doença, como para as pessoas que a amam.
    Adorei a resenha ♥
    Blog M E R A K I

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...