14 de março de 2017

[Resenha] Pepita / Mar'junior

livro resenha gatitaecia bullying

Segundo Camago (vide referência no final da resenha), “bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas... com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa”. Esse é o tema central do livro Pepita, escrito por Mar'junior.

Pepita

- passei a minha infância e adolescência sendo perseguida, sofrendo bullying

livro-resenha-gatitaecia

Pepita, vinda de uma família abastada, é uma garota bonita, inteligente que esconde um grande sofrimento. No dia de sua formatura no ensino médio rememora as causas dessa angústia: a perseguição sistemática dos colegas de escola, que a fez de alvo durante 15 anos.

A falsa percepção de que apenas os “diferentes” são excluídos cai por terra quando conhecemos Pepita. Narrado em primeira pessoa pela garota, no começo o leitor fica em dúvida, assim como os professores da escola de elite que ela frequenta, se a perseguição que Pepita diz sofrer por parte das colegas, comandada pela Canina, líder das “populares”, realmente acontece na intensidade descrita. Contudo, essa incerteza inicial é irrelevante, já que os sentimentos de rejeição da protagonista são bem sólidos e moldam o comportamento tanto dela quanto de seus pares.

Pepita se mostra muito madura para a idade, possivelmente por causa de sua composição familiar peculiar – por mais que a garota alegue ser normal se relacionar via post it com os pais. Em contraste apresenta uma tremenda inocência em relação a certas armações que beiram ao absurdo, mas infelizmente, de acordo com vários casos verídicos, totalmente plausíveis. Peguei-me diversas vezes dizendo: ‘Pepita, não faz isso, não confie nessas meninas perversas’! Essas aberturas que a protagonista insiste em repetir deixam claro o quanto a garota apenas gostaria de ser aceita.
livro resenha gatitaecia
O autor, na construção do enredo, evidencia por meio das atitudes dos professores, coordenadores, diretores e pais, o quanto é o ambiente que promove as situações propícias para o surgimento do bullying. Essa prática de agressão, que pode ser velada ou explícita como de Canina, Juliana e companhia, é uma questão de poder e controle, não diferindo de uma violência fora do âmbito escolar.

Não é apenas o alvo do bullying que é intimidado, mas também os outros colegas que, por receio de serem as próximas vítimas, se calam e até mesmo se juntam nas ofensas. Medidas simples como realmente escutar os queixosos e não torná-los ‘o causador de problemas’ já seriam de grande alívio, além de educar para que a empatia seja uma constante, afinal, Pepita tem toda a razão: o convívio escolar é o primeiro lugar que aprendemos a nos portar e sempre será espelho do futuro da sociedade.

O livro é de leitura rápida, mas as citações bíblicas no início de cada capítulo podem deixar alguns leitores desconfortáveis, mas não comprometem a trama, que visa mais a reflexão e não a doutrinação. Apesar de a linguagem ser um pouco mais elaborada do que o comum para uma adolescente, é condizente com a personagem principal que, além de ser uma das melhores alunas de um colégio particular só para meninas, buscou refúgio nos livros, na música e no atletismo para enfrentar a batalha diária e solitária, encontrando a resiliência que muitas vezes os adolescentes não têm a sorte de possuir.
Referência:
CAMARGO, Orson.  "Bullying"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/bullying.htm>. Acesso em 12 de marco de 2017.
 
livro e resenha pepita gatitaecia
O autor

Mar’junior é autor, diretor, compositor e produtor do espetáculo BULLYING, que já está em cartaz há 14 temporadas com mais de 500 mil espectadores. Também escreveu a autobiografia "BULLYING - EU sofri. EU pratiquei. EU hoje conscientizo." Hoje está com o projeto de arrecadação coletivas de fundos para transformar o e-book "PEPITA - passei a minha infância e adolescência sendo perseguida, sofrendo bullying" em um livro físico. Você pode saber mais por esse link.

Hoje eu posso dizer que sim, sofri bullying na adolescência, em uma época que esse termo não era conhecido, mas o sofrimento era o mesmo. Uma fase que precisei de muito apoio e só obtive o da minha querida família, sendo ignorada por professores, amigos de infância e igreja. Como você lida com a questão do bullying, já sofreu e/ou praticou? Conte nos comentários.

Curta nossa página XD
Siga nosso Instagram XD
Estamos no Google+

21 comentários:

  1. Olá, Tatiana!
    Nossa, pelos seus comentários deu pra perceber que a obra explora bem o bullying em todas as suas faces. Fiquei bastante curioso, irei procurar formar de lê-lo.

    Abraço!
    http://lupiliteratus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Espetacular sua resenha... você me convenceu a ler o meu próprio livro... obrigado pelo carinho... pelas palavras lindas que li dentro deste post... dentro da resenha... shalom! Vida! Mar'

    ResponderExcluir
  3. Olaa! Tudo bem?
    Nossa, gostei muito da resenha e tudo que citou sobre esse assunto do bullying tão presente no livro! Eu tenho bastante interesse nesse assunto porque sofri quando criança, então gostaria de ler uma visão assim mais madura em torno de um personagem que sofre com isso. Fiquei bem interessada!
    Beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Tati! Você descreveu super bem o livro e com certeza aguçou a curiosidade dos leitores sobre o assunto, por ser algo tão importante.

    Obrigada por compartilhar esse conhecimento com a gnt!
    Vou procurar de verdade pra ler!
    Um beijo, Bru!
    www.bybruni.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ouvi falar desse livro um dia desses. A história parece ser realmente muito boa, mas triste. Quero comprar logo. <3

    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Só de ler essa resenha, lembrei da época de escola... sofri bullying pra caramba.
    Eu acho interessante quando os escritores abordam esse tipo de assunto.

    Beijos

    Tudo Junto e Misturado

    ResponderExcluir
  8. Olá! Adorei a resenha e gostei muito do tema do livro. Não é nada fácil ficar sendo perturbada pelos outros, tem gente muito sem noção. Esse lance do bullying é mais real do que se pensa. Abraços e sucesso!

    www.pandapixels.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro mas achei interessante que diferente de outros livros ou filmes com esse tema, a personagem principal aparentemente não tem um 'motivo' para sofrer bullying. Isso mostra que pode acontecer com qualquer um :/
    Adorei o post, sua resenha está ótima!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  10. Oi Tatiana, você fez um incrível resenha, parabéns ! :) com certeza fez muita gente se interessar pelo livro inclusive eu. Esse tema de bullying é muito importante nos dias de hoje. Sempre houve bullying, mas hoje há um trabalho de conscientização e um livro desse nas mãos de quem sofre ou até de quem pratica o bullying pode ajudar muita gente. Obrigada pela dica de leitura.
    beijinhos

    www.soltavoz.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Realmente é diferente o bullying aqui ocorrer com alguém como a protagonista.
    Acho a temática desse livro muito interessante e necessária, mas, no momento, não parece o tipo de leitura que eu faria, para ser sincera... Beijos!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  12. Adoro livros que abordam esse tema. Serve pra refletirmos sobre nossa vida.

    ResponderExcluir
  13. Acho que bullying é um tema que merece sempre ter destaque e ser discutido, e ver um livro que trás esse tema me deixa bem feliz. Parece ser muito bom, adorei a sua resenha!

    sorria sempre :)
    www.malusilva.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Sua resenha ficou ótima,me interessei em ler o livro . O tema do livro é muito bom pois temos que ta sempre refletindo .
    Você escreve muito bem !

    Beijos !

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? O tema do livro é bem interessante e fiquei curiosa para ler. Acredito que a maioria das pessoas já passou por alguma situação de bullying na vida. É difícil conseguir apoio ou mesmo alguém para nos escutar. Mas é preciso maturidade e força de vontade para conseguir vencer esse momento. Sua resenha ficou ótima. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
  16. Que ótima a sua resenha ! Muito bom esse livro por ressaltar o bullying
    Estamos vivendo uma era que só se fala nisso e está tendo muitos casos e que devemos levar mais a sério

    ResponderExcluir
  17. Oi
    Já vi o livro em outros blogs, acho que para quem curte a temática de violência tratada pela perspectiva do bullying, deve ser uma leitura interessante.

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Vi resenhas em outros blogs e nãe canso de admirar essa premissa sensacional, cujo tema central deve sempre ser debatido, parabéns.

    ResponderExcluir
  19. Bullying é um tema muito complicado. E é algo tão atual... parece que não sai de "moda" nunca e isso é muito triste. O autor foi corajoso ao elaborar uma obra assim. Parece ser bem informativa. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  20. Esse livro para ser bem profundo pra quem não conhece o bulling
    esse livro parece ensinar muito bem e mostra o cotidiano de uma pessoa que sofre
    com isso :(

    ResponderExcluir
  21. Olá, Tatiana. Excelente resenha.
    Esse é um assunto que deve ser discutido mesmo e que ótimo que existem livros como esses que dão um panorama geral da situação.
    15 anos é muito tempo para um pessoa ser perseguida, muitas pessoas não aguentam e veem a morte como escapatória para tanto sofrimento.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...